“Expande, expande” - como em maré alta, o XII Festival de Dança Itacaré aprofunda suas águas
de 4 a 10 de novembro de 2024
No soprar desses ventos, entre as marés baixas e as marés altas, que possamos em movimentos espiralados, recuar, avançar. Que possamos ver as margens, atracar e um pouco… dançar!
A maré nos trouxe para a margem. Hoje, atracamos em um quilombo urbano, contemporâneo e plural – o bicentenário bairro Porto de Trás na cidade de Itacaré, sul da Bahia, Brasil, para onde os ventos trouxeram dançantes de três continentes. Em meio aos desafios da árvore-vida desse território, os frutos do Festival expandem desde a artesania da produção até o além-fronteiras do alcance do chamado para o evento, como um côncavo e convexo que reluz de ambos os lados.
Os dias que seguem entre 28 de outubro e 10 de novembro, dão vida à edição do tema “Expande, expande”, celebrando a sua internacionalização do evento. Neste projeto, fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023, artistas brasileiros(as) e estrangeiros(as) se encontram em um espaço de afeto e de criação para uma troca ainda mais diversa e que promete uma rica geração de conhecimentos em dança.
Apesar do longo caminho percorrido, é como se fosse a primeira vez. Essa perspectiva do novo se deve à estreia de novos diálogos, novas abordagens contra-hegemônicas, espaços de alteridades e de possibilidades infinitas em dança, que vão turbinar afetos nesse criar-fazer-dançar. A expansão desta edição se revelou para dentro do território brasileiro e para além dos oceanos: foram 394 inscrições de propostas vindas do Brasil e de mais 21 países, o maior número de inscritos desde a primeira edição, em 2008.
Priorizando propostas de desvios compositivos, promovemos encontros muito além do óbvio. Nessa perspectiva, compõem esta programação: oficinas-espetáculo e intervenções, espetáculos, performances, encontros e exibição de vídeos. Além do Brasil, teremos Argentina, França/Costa do Marfim, Portugal e Moçambique enriquecendo e pulsando nessas trocas.
Agradecemos a todos(as) que fazem o Festival de Dança Itacaré acontecer. Agora, é viver o evento e criar memórias. Desejamos ótimas experiências!
Verusya Correia
Diretora Artística e Curadora
Ficha técnica
Direção Artística: Verusya Correia
Curadoria: Arionilson Xixito, Valmilson Péricles e Verusya Correia
Coordenação de Produção: Gilmar Silva
Produção Executiva: Ely Izidro, Jau Santos, Palloma Carvalho, Rejane Pinheiro e Viviane Santos
Coordenador técnico: Márcio Nonato
Assistência técnica: Joel Longo
Fotografia: Bruno Morais
Registro e edição de vídeo: Victor Quixabeira e Souza
Assessoria de Comunicação: Tacila Mendes
Programação visual: Kaula Cordier
Assistente visual: Lisa Pieri
Desenvolvimento Web: Kaula Cordier e Marina Duca
Tradução: Marusya Correia
Marketing Digital: Tacila Mendes
Monitoria: Alice G. Reguly, Bell Castro, Caio Henrique, Dandara Costa, Danilo Pena, Fernando Reis, Ivan Freitas, PretaLuwa Jardim e Sofia Cunha
Produção: Casa Ver Arte
Apoio: Prefeitura Municipal de Itacaré
Realização: Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Eventos Artísticos Calendarizados, pela Fundação Nacional de Artes – Funarte.
Agradecimentos
Associação de Moradores do Porto de Trás
Antônio Mario Damaceno
Antrifo Sanches
Escola de Dança da UFBA
Fabiana Britto
Juliana Amaral
Luís Quadros (Luizão)
Marinho Rodrigues
Prisca Puccio
Silvia Costa
Terreiro Matamba Tambeci Neto/Gongombira
Universidade Federal do Sul da Bahia
Zé da Farmácia