ENCONTRO EM CONJUNTO 2

Soraya Martins (Belo Horizonte/MG) + Vanessa Setsuko (Itacaré/BA)

As artistas de teatro Soraya Martins (BH) e Vanessa Setsuko (BA/SP) conversarão sobre o teatro a partir da relação que estabelecem com os seus respectivos territórios e modos de pensar e fazer teatro. Vanessa traz seu engajamento na luta por políticas públicas culturais-educacionais em Itacaré. Já Soraya traz suas experiências e articulações por meio de projetos-aquilombamento em que participa, nos quais o corpo do artista negro é pensado política e esteticamente. Será um encontro sobre teatro, articulações e fabulações sobre futuros.

DATA:08/11, SEX

HORÁRIO: 16h às 18h

LOCAL: Cabana Corais, Praia da Concha, Itacaré/BA

Soraya Martins

Soraya Martins, atriz, crítica teatral e curadora independente. É autora do livro Teatralidades-Aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena e no mundo (Javali,2023). Atualmente, faz parte da equipe de curatorial do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte- FIT-BH2024 e da Frente Criativa e Curatorial do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo, além de já ter curado o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia-FIAC (2019 a 2022) e o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte- FIT-BH2018. Pós-doutoranda em Literatura, Outras Artes e Mídia (UFMG). Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa e mestre em Estudos Literários.  Atriz formada pelo Teatro Universitário da UFMG. Cursou Semiologia do Teatro no Dipartimento di Musica e Spettacolo dell´Università di Bologna, Itália. Atua como atriz e pesquisadora de teatralidades brasileiras. Escreve críticas teatrais tanto para o projeto segundaPRETA quanto para o site Horizonte da Cena e para festivais. Tem em seu currículo trabalhos realizados junto a diversos grupos de teatro, entre eles, o Grupo espanca!

Vanessa Setsuko

Vanessa Setsuko, economista formada pela PUC-SP, especialista em Gestão Cultural pela UESC, cursando licenciatura EAD em artes visuais na Estácio e teatro na UFBA. É atriz, produtora cultural, voluntária na oficina de teatro no Projeto Educa Mais Bahia no Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL) em Itacaré-BA, mesma escola em que foi professora Reda durante 6 anos, quando idealizou o Festival de Teatro Estudantil que já fez sua terceira edição. Também ministra aulas de teatro, artes e educação ambiental para crianças na ONG ETIV localizada no bairro da Passagem, em Itacaré. Participa como produtora do Projeto Na Sala, que realiza conjuntamente com a idealizadora e artista Laiô, um espaço para músicos se apresentarem e cantarem suas composições, o seu som, que já vai na sua 13ª edição. Em 2017 foi eleita suplente para o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itacaré, se elegendo como titular para representar o segmento de expressões artísticas, se tornando Presidente do Conselho na gestão de 2021-2023.