OFICINA ESPETÁCULO
BANANADA - Marcelo Evelin/Demolition Incorporada (Teresina/PI)
BANANADA é um objeto coreográfico físico e sonoro criado para/com 24 artistas do corpo. Se situa entre a instalação e a performance dando continuidade a uma pesquisa realizada pela plataforma Demolition Incorporada em torno de outros dispositivos cênicos e outras condições de performatividade, convocando o espectador a uma situação de horizontalidade subjetiva e participativa. Acontece como um rito coletivo e uma experiência comum, com o corpo atuando como interventor e devorador, fonte de ações que inferem sentido a uma condição de possível e o lugar de descarte delas.Vai ser processado em etapas cumulativas, fases de pesquisa com apresentações públicas até chegar à sua estrutura definitiva. Para o Festival de Itacaré, propomos uma das 3 ações previstas para o projeto, envolvendo voz e movimento, narrativa e coreografia, como prática de criação performática a ser compartilhada com os participantes e o público.
Oficina
DATA: 04/11 a 10/11
HORÁRIO: 14h às 18h
LOCAL: Clube Municipal de Itacaré, Itacaré/BA
Apresentação
DATA: 10/11, DOM
HORÁRIO: 21h
LOCAL: Centro Cultural Porto de Trás, Itacaré/BA
FICHA TÉCNICA
Criação e Direção Artística: Marcelo Evelin
Assistência e Colaboração: Bruno Dias Moreno, Victor Guilherme Fontineles de Areia, Rosangela Fagundes Sulidade e Vanessa Nunes Soares
Marcelo Evelin
Marcelo Evelin é bailarino, coreógrafo e pesquisador. Vive entre Teresina e Amsterdam e trabalha no Brasil, Japão e em vários países da Europa como artista independente à frente da Plataforma Demolition Incorporada, baseada no CAMPO, um espaço de residência e resistência das artes performáticas em Teresina, no Piauí. Seus espetáculos “Ai Ai Ai”, “Barricada”, “A Invenção da Maldade” e “Uirapuru” circulam atualmente por teatros e festivais do mundo. Ensina na Escola Superior de Artes de Amsterdam desde 1999 e vem criando projetos junto a Universidades e cursos de mestrado, entre eles ISAC (Bruxelas), Museu Reina Sofia (Madri), EXERCE (Montpellier) e CND (Paris). Em 2019 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí.