ESTADO DA BAHIA apresenta

Festival de Dança de Itacaré

OFICINA ESPETÁCULO

Classificação Livre

DA TOTALIDADE AO VAMOS PRA COSTA? – Núcleo da Tribo (Itacaré/BA)

Esta oficina parte das elaborações do processo criativo do espetáculo Vamos pra costa? do Núcleo da Tribo. Neste encontro será abordado e apresentado a laboração da criação e as experiências desta ação de pesca no litoral do sul da Bahia. O propósito é começarmos a dialogar e experimentar a partir da organização da pesca movimentos corporais.

Durante o processo iremos abordar as seguintes perguntas: como é a organização desta pesca? Quem participa e qual a sua função? Para que serve? Quais os elementos necessários para atividade? E sua função? O que acontece em alto mar? E quando a rede chega em terra, o que ocorre?  

Através do trabalho de improvisação, seleções de materiais a partir da experiência dançante com a corda, analisaremos os modos de organização, os modos de participação.  Com as experiências, podemos conhecer um pouco mais sobre a pesca da Costa, assim como a nossa relação com o nosso cotidiano: a relação de hierarquia e de confiança, o poder da visibilidade, os tensionamentos, a observação, a especificidade de cada corpo em executar uma determinada ação, as temporalidades.

DATA DE REALIZAÇÃO DA OFICINA: 07.11 a 10.11

HORÁRIO: 09h às 12h

LOCAL:  Praia da Concha, em Itacaré/BA

DATA DA APRESENTAÇÃO:  10.11

HORÁRIO: 10h

LOCAL: Praia da Concha, em Itacaré/BA

Núcleo da Tribo

Desenvolve há 18 anos um trabalho sociocultural no bairro do Porto de Trás – Quilombo Urbano e é composto pelos capoeiristas-dançarinos Arionilson Xixito, Miquiba Cruz e Valmilson Pericles Nascimento. Em 2008 o grupo começou estudos ligados ao diálogo com a dança contemporânea, através de espetáculos e intervenções urbanas. Essas pesquisas tiveram início exatamente com Verusya Correia, doutoranda e Mestre do Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA. Tem em sua investigação a relação entre o ambiente, dança, corpo e ativismo político. O Núcleo da Tribo compõe a curadoria do Festival de Dança Itacaré.