CONVERSA

PROCESSOS CRIATIVOS - PERFORMANCES GRAVADAS

No intuito de conhecer o processo criativo dos artistas iremos dialogar sobre o  modo de produção  de cada Performance Gravada, de como esse trabalho está inserido na programação do Festival de Dança Itacaré,  qual a importância desses trabalhos no contexto da pandemia? Como se organizaram  e criaram a aproximação entre o audiovisual e a dança. 

com LETÍCIA SEKITO, FELIPE LWE, JOÃO RAFAEL NETO E GILTANEI AMORIM

Dia 12/11 às 18h

Leticia Sekito

É artista de dança e performance, criadora da Companhia Flutuante, formada pelo C.E.M. Centro em Movimento, Lisboa/Portugal. Leticia é educadora do Movimento Somático pelo BMC®, professora de DanceAbility®, Aikidoista e terapeuta corporal. Faz parte do Centro de Estudos Orientais, do Movimento a Dança se Move, do Espaço Extranho, do Estúdio Simpatia257 e do Deha Terapias Integradas. É mãe de Dan.

Felipe Lwe

Se formou em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Em 2010, complementando sua formação, participou do curso intensivo de cinema da AIC – Academia Internacional de Cinema. Desde 2018 estabelece parceria com o núcleo Leticia Sekito|Companhia Flutuante, em ações de formação em dança e na pesquisa de linguagem de vídeo para dança.

Wellington Gadelha

É um artista multidisciplinar negro nascido na favela, que trabalha com artes visuais, dança, vídeo-dança e processos imersivos em arte-tecnologia e arte sonora. A partir do conceito de “Corpo de Roleta Russa”, ele vivencia o corpo em diálogo com outras materialidades, improvisação e construção visual.

João Rafael Neto

É bailarino, coreógrafo, fotógrafo e videomaker. Exerce atividades nas áreas das Artes Cênicas, estudando a hibridação entre técnicas de movimento, novas tecnologias e esportes de ação urbanos como: BMX STREET e LE PARKOU, como pesquisa para criação em dança. 

Tem conhecimento em diferentes estéticas de dança (Ballet Clássico, Dança Moderna, Contemporânea e Popular), esportes de ação, e em Audiovisual. Cursou o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o curso TÉCNICO EM DANÇA – HABILITAÇÃO EM COREOGRAFIA pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

Giltanei Amorim 

É coreógrafo, produtor cultural e pesquisador em dança. Possui licenciatura e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Dança da UFBA e atualmente está doutorando no mesmo programa. Em 2020 lançou o livro Dança e Estado: Dispositivos de Centralização do Poder e Pulverização do Dissenso sob a marca da EDUFBA. Articulando dança e política tem apresentado suas obras em países como Espanha, Alemanha, Argentina e México. Atualmente é colaborador do 17, Instituto de Estudios Críticos do México e está desenvolvendo uma pesquisa sobre Performatividades Decoloniais em Danças Contemporâneas Latino-Americanas.

Giltanei Amorim