Entrar num mar do Atlântico, bater os pés no chão coberto d’água e observar o movimento dos sedimentos do tempo. Esta pesquisa é um laboratório de tensões entre territórios geográficos, corporais e históricos – aqui e lá. Cruzar o oceano num percurso inverso dos que vieram antes de mim. Sair da Bahia e chegar em Europa, o berço da colonização. Nesse processo, o corpo reage em dança. Identifica-se como parte de um percurso histórico, elabora uma perspectiva, olha para o outro como o anti-espelhamento. Esta é uma etapa num exercício de retomada de trajetórias ancestrais, via corpo e movimento, a partir de danças afrolatinas e suas interseções, seus limites, suas diferenças e seus encontros. Seguir as pistas da carne, o registro ósseo das histórias que constituem este corpo em diáspora. Que outras narrativas ainda estão afogadas?
É artista da dança, com base em Salvador (Bahia). Atua como coreógrafo, dançarino, professor, livre pesquisador e curador. É codiretor e membro fundador do “Nii|Colaboratorio”, articulando projetos artísticos locais e internacionais. Desenvolve metodologias de treinamento e ensino da dança e conduz processos investigativo-criativos baseados nas estéticas que constituem sua linguagem coreográfica. É licenciado e pós-graduando pela Escola de Dança da UFBA.
Vozes: Maria das Graças
Elenco e Roteiro: Neemias Santana
Direção de Cena: Verusya Correia
Direção de Fotografia e Montagem: Victor Quixabeira e Souza
Imagens Aéreas: Tárek Roveran – Itacaré Drone
Fotografia Still: Wilson Oliveira
Trilha Sonora: Chico Neves – ESTÚDIO304selo
Direção de Produção de Conteúdo: Rafael Ventuna
Coordenador de Produção: Gilmar Silva
Produção: Lucia Kobayashi e Richard Melo
Assistência de Produção: Jaana Rocha e Vitoria Santos
Cenotécnico: Aloísio Ferreira
Motorista: Silvio de Jesus Silva Soares
Esta obra é uma criação coletiva para o Online Festival de Dança Itacaré 2021 com a colaboração de artistas baianos.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.