Verusya Correia, fundadora e diretora artística do Festival de Dança Itacaré, é também uma das profissionais pioneiras do Pilates no Brasil. Ao longo de décadas, desenvolveu uma metodologia de cuidados com o corpo que une princípios do Pilates à Dança. Em 2020, a pesquisa tomou forma de instasérie e agora foi reformulada como publicação. O lançamento terá a participação do dançarino-performer e Prof. Adjunto da UFCA Joubert Arrais. A capacidade da sala é limitada a 250 participantes.
O projeto “Pilates e Dança” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Uma das pioneiras no ensino de Pilates no Brasil, atua desde 1998. É certificada pela Physio Pilates. Dançarina formada pela UFBA. Especialista pela UniverCidade. Mestre e Doutoranda em Dança pela UFBA. Foi Professora Substituta da UFSB. Diretora Artística do Festival de Dança Itacaré. Fundadora e Coreógrafa do Núcleo da Tribo. Criadora e apresentadora da série PILATES & DANÇA.
Pesquisador de Dança e Comunicação, artista interdisciplinar, crítico de dança e dançarino-performer, atuando na criação de solos de dança e em acompanhamentos críticos/artísticos. Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA – Campus Juazeiro do Norte). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDança), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP), Mestre em Dança (UFBA) e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFC), com formação e estágios de criação investigativa pelo centro em movimento (c.e.m – Lisboa/Portugal). Autor do livro colaborativo “Dança com a Crítica” (Ed. Expressão Gráfica, Fortaleza, 2013), resultante do projeto itinerante pelo nordeste brasileiro “Crítica com a Dança” (Funarte, 2011/12). Escreve no www.enquantodancas.net.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.