10 x 5 = 50
Com Bruno de Jesus
Salvador/BA
ExperimentandoNUS Cia. de Dança contemporânea completando cinco
anos de desenvolvimento e produção em dança no estado.
Bruno de Jesus, bailarino e coreografo celebrando dez anos de vivências
artísticas e Raimundo Bispo dos Santos, Mestre King fazendo cinquenta
anos de carreira de dança afro-brasileira.
Propõe uma reflexão sobre a importância dos fazeres artísticos
dos Raimundos. O que são e quem são Raimundos? Alguns profissionais
que apresentam seus trabalhos e desenvolvimento na memória e historia
da dança na Bahia, com destaque para uma dança negra, dança
de matriz africana, uma dança contemporânea com algumas características
estéticas peculiares. São homens que fazem e fizeram de uma
dança masculina um diferencial contribuindo para formação
e produção em dança no estado da Bahia. Eu me considero
um Raimundo. Eu celebro cinquenta danças de dez que venho vivenciando
com cinco espetáculos em dança contemporânea.
Proponhe uma reflexão sobre algumas abordagens sobre a importância
de alguns fazeres artísticos de ícones e representantes da dança
brasileira aqui na Bahia.
Bruno de Jesus graduando Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia, formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia(2010). Integra a Áttomos Cia. de Dança como bailarino e ensaiador desde 2009. Diretor e coreógrafo da ExperimentandoNUS Cia. de Dança a qual fundou em 2008, onde desenvolve o trabalho na linguagem de dança contemporânea, trazendo elementos cênicos e Floor Technique em suas investigações.
Local: Vila Barracuda
Data: 09 de abril de 2014
Horário:15:00hs às 17:00hs
REPOSICIONANDO O CORPO: Experiências de performance dentro e fora da
universidade
Com Aroldo Fernandes
Jequié/BA
O objetivo é instaurar reflexões sobre carreira artística dentro e fora do âmbito da universidade a partir da construção de uma autoetnografia e do reposicionamento do corpo em situações de performance.
Aroldo Fernandes mestre em Artes Cênicas PPGAC/UFBA
com ênfase em estudos da Performance. Possui Bacharelado no curso de
Dançarino Profissional e Licenciatura em Dança pela Universidade
Federal de Bahia. Atualmente trabalha no Departamento de Ciências Humanas
e Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia como professor e Coordenador
do Curso de Licenciatura em Dança.
Local: Vila Barracuda
Data: 10 de abril de 2014
Horário: 15:00hs às 17:00hs
Dança
Cover
Com Maíra Spanghero
Salvador/BA
A atividade tem dois objetivos: experimentar a ação cognitiva da cópia e discutir questões relacionadas à criação, aprendizagem, memória, autoria, citação e plágio em dança. DANÇA COVER articula pesquisa, ensino e criação, além de contribuir com a formação de artistas e platéias, favorecendo o contato com obras coreográficas históricas e, na maioria das vezes, fora de repertório. Terá a colaboração da Profa. Dra. Jussara Setenta.
Maíra Spanghero trabalha com ensino, criação,
pesquisa e curadoria na área de dança. É professora da
Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde coordena os
projetos “Dançando números, formas e padrões”
e “Dança Cover”.
Local: Vila Barracuda
Data: 13 de abril de 2014
Horário: 15:00hs às 17:00hs
Espetáculos
09/04
NO CAMINHO DAS ALIMENTADEIRAS
Coletivo Trippé
Juazeiro/BA
O espetáculo é resultado de um estudo corporal que teve como mote as Alimentadeiras de Almas do Vale do São Francisco. Na coreografia perambulamos por um caminho de fé e devoção às almas, percorrido pelos penitentes, buscando em cantos trêmulos e nas batidas do coração penitente sensações e lições, ao som da matraca que rege o terço de cânticos seguimos em eterna doação.
Coletivo Trippé tem suas ações voltadas para a criação de uma cena de dança na região, propondo em seus projetos ações que contemplem formação de novos públicos, difusão da arte do movimento e qualificação dos profissionais envolvidos na criação. Iniciando com experimentações autorais em 2011, o coletivo vem participando de grandes festivais e colocando em questão as temáticas da vida ribeirinha. Entre suas criações estão o espetáculo NO CAMINHO DAS ALIMENTADEIRAS (Premiado no Quarta Que Dança 2013), o conjunto de intervenções urbanas CORPORAÇÕES, a performance EXTENSÕES e a coreografia infantil MEU QUERIDO CATAVENTO.
Concepção, direção e coreografias: Regiane Nascimento
e Adriano Alves.
Bailarinos: Wendell Britto, Regiane Nascimento, Rafael Sisant, Julia Gondim,
Cleybson Lima e Adriano Alves.
Bailarina convidada: Rafaedna Britto.
Orientação artística: Jailson Lima.
Trilha sonora original:Sônia Guimarães.
Figurinos (concepção): Maria Agrelli.
Iluminação (concepção e execução):
Carlos Tiago.
Cenografia e programação visual (concepção): Adriano
Alves.
Maquiagem (concepção): Regiane Nascimento.
Colaboração visual e desenhos: André Vitor Brandão.
Confecção de figurinos: Xuxu.
Assist. de figurinos: Wendell Britto.
Cenotécnica: Akiles Simon e Wagner Damasceno.
Fotos:Maurício Fidalgo.
Assist. de Produção: Cleybson Lima.
Produção executiva e execução de sonoplastia:
Nilzete Miranda.
Local: Centro Cultural Tribo do Porto
Horário: 20:00
10/04
RAIMUNDOS
Bruno de Jesus
Salvador/BA
O espetáculo RAIMUNDOS é uma celebração aos 50
anos de carreira do precursor da dança afro brasileira na Bahia, Raimundo
Bispo dos Santos, conhecido como Mestre King. A obra parte da pesquisa sobre
a diversidade no contexto cultural afro-brasileiro. As coreografias exploram
idéias de elementos de matriz africana como a simbologia de orixás,
religiosidade, destacando o corpo como sagrado e o corpo como festividade
através de um olhar contemporâneo. Partindo desses aspectos a
pesquisa de movimento propõe resignificações desses temas
na composição coreográfica. Através de aspectos
da danças de orixás, puxada de rede, samba de roda configura
a dramaturgia do espetáculo num dialogo entre dois bailarinos negros.
Bruno de Jesus graduando Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia, formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia(2010). Integra a Áttomos Cia. de Dança como bailarino e ensaiador desde 2009. Diretor e coreógrafo da ExperimentandoNUS Cia. de Dança a qual fundou em 2008, onde desenvolve o trabalho na linguagem de dança contemporânea, trazendo elementos cênicos e Floor Technique em suas investigações.
FICHA TÉCNICA
Coreografia e Concepção: Bruno de Jesus
Bailarinos: Anderson Rodrigo e Bruno de Jesus
Concepção musical do solo Sala do Couro: José Maia
Berimbau: Fabrício Rocha
Poema “Preto que Dança”: Fernando Gonzaga
Voz poema:Fabio Santana
voz off: Mestre King
Iluminação: Anderson Rodrigo
Co-produção cenográfica:Jorge Alberto
Design Gráfio: Alex França
Produção:Inah Irenam
Fotografia : André Frutuôso e Safira Moreira
Local: Centro Cultural Tribo do Porto
Horário: 20:00
MOSTRA
DE UM PROCESSO
Núcleo da Tribo, Tiago Ribeiro e Verusya Correia
Itacaré/BA + Salvador/BA
A MOSTRA DE UM PROCESSO vem a partir da oficina Composição do
Comum realizada em fevereiro, esta ação do FESTIVAL DE DANÇA
DE ITACARÉ - ano III contou com o apoio da FUNARTE, a proposta deste
encontro foi pensar a composição como um exercício político,
cujas práticas geram sentido na esfera da convivência (viver
com). A composição do comum é um exercício crítico-analítico
que tem como referência alguns pressupostos metodológicos desenvolvidos
pelo coreógrafo português João Fiadeiro, que contribuirão
para que possamos elaborar nossos próprios pressupostos de acordo com
as emergências de cada composição a ser construída
coletivamente.
"Essa ação faz parte do programa de Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança da Funarte 2014”.
Núcleo da Tribo
Núcleo composto por Ana Paula Carmo, Aristides Xixito, Miquiba Cruz,
Valmilson Pericles Nascimento, nestes 15 anos vêem desenvolvendo um
trabalho sócio cultural na comunidade do Porto de Trás, especificamente
com a cultura popular. Em 2008 começa os seus estudos ligado ao diálogo
com a dança contemporânea com Verusya Correia.
Tiago Ribeiro
Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduado
em Dança na mesma universidade. Membro de grupos de pesquisa em Dança
e em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. Pesquisador e artista, compõe
suas construções em uma perspectiva prático-teórica.
Ministrou a oficina composição do comum no Corpocidade em Salvador
(2012) e em Modos de existir em São Paulo (2013).
Verusya Correia
Mestre do Programa de Pós-Graduação em Dança da
UFBA, com a pesquisa Dança como campo de ativismo político:
O bicho caçador. Professora de dança licenciada pela Universidade
Federal da Bahia (UFBA) em 1997, com pós-graduação lato sensu
em Estudos avançados em dança contemporânea:
coreografia e pesquisa, finalizada em 2006 no Centro Universitário
da Cidade, no Rio de Janeiro.
Local: Centro Cultural Tribo do Porto
Horário: 20:50
11/04
JIMMY, THE JUNGLE BEAST
Coletivo Bernardo Stumpf
Curitiba/PR
Jimmy, The Jungle Beast “... nutre-se de erva como o boi. Sua força
reside nos rins, e seu vigor nos músculos do ventre. Levanta sua cauda
como um ramo de cedro, os nervos de suas coxas são entrelaçados.
Seus ossos são tubos de bronze, sua estrutura é feita de barras
de ferro. É obra-prima de Deus, foi criado como o soberano de seus
companheiros...”
Bernardo Stumpf artista e arte-educador petropolitano, atualmente
residente no eixo Rio de Janeiro/Curitiba. Graduado em Dança pela UniverCidade/RJ.
Interessa-se principalmente pela investigação de formas e condições
de construção de matéria sensível, e trabalha
constantemente com a ideia de transfiguração. Em 2009 foi bolsista
do Programa Rumos Itaú Cultural Dança. Atua desde 2011 como
parecerista do Fundo Municipal de Cultura de Petrópolis, nas áreas
de Artes Cênicas, Cultura e Cidade/Educação/Gênero,
Transversalidades da Cultura, Humanidades e Eventos de Reflexão/Crítica/Pensamento
Cultural. Em 2012, foi um dos 30 artistas fluminenses convidados para o Rio
Occupation London. Seus trabalhos mais recentes estabelecem relações
estreitas com a performance e as artes visuais e digitais.
Ficha técnica
Concepção, criação e performance: Bernardo Stumpf
Colaboração: Cândida Monte, Dan el Figueiredo e Thiago
Gomes
Sonoplastia: Bernardo Stumpf
Este projeto foi subsidiado pelo Programa Rumos Itaú Dança 2009/2010
Local: Centro Cultural Tribo do Porto
Horário: 20:00
12/04
SONS E SOMBRAS
Coletivo GRUPA
Rio de Contas/BA
Este trabalho se debruça sobre a apropriação do espaço
urbano a partir da dança, da música e da luz. Sons e Sombras
está sendo desenvolvido pelos artistas Miguel Bartilotti (músico
e artista plástico) e Flor Violeta (dançarina, coreógrafa,
atriz), onde a cada apresentação surge um novo trabalho.
A performance que tem como eixo a improvisação, sugere infinitas
interpretações a partir de sua idéia norteadora: as relações
estabelecidas entre o movimento, o som e a luz, enquanto diálogos possíveis
na construção estética.
O trabalho remonta a labuta do artista à procura de formas, harmonias
e movimentos em seu processo criativo, assim se inicia com ruídos e
espasmos e, na busca de um modo de expressão, se constrói reinventando
o já visto, o já habitado, transformando o espaço e tempo
habituais em outras existências. A atenção se desloca
entre a música, o corpo e suas projeções, criando um
ambiente por vez distorcido.
O GRUPA – Grupo de Performances Artísticas nasceu
do trabalho conjunto dos artistas Miguel Bartilotti, Licenciatura em Desenho
e Plástica na UFBA (2001); Bacharel em Artes Plásticas pela
UFBA (1997); Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior
com Ênfase em Educação e Novas Tecnologia, FBB (2003).
e Flor Violeta, Licenciatura em Dança pela Escola de Dança da
UFBA (1998); e Especialização em Estudos Contemporâneos
em Dança – UFBA (2004).Com colaborações de outros
artistas iniciantes ou profissionais a cada trabalho. Esta parceria ganhou
força nos trabalhos realizados no Atelier Flora Violleta Artes em Rio
de Contas e Livramento de Nossa Senhora.
Ficha Técnica:
Criação : Flor Violeta e Miguel Bartilotti
Coreografia: Flor Violeta
Música: Miguel Bartilotti
Operador de luz: Dália Helena
Local: Centro Cultural Tribo do Porto
Horário: 20:00
13/04
Espalha pra Geral
Denise Stutz e Felipe Ribeiro
Rio de Janeiro/RJ
Entre fantasias e histórias que se iniciam, mas não têm fim, o espetáculo traz mudanças rápidas de temas que se costuram, construindo pensamentos e estimulando a poesia e a imaginação. Um menino que não sabe dançar e uma menina que não conhece o mar. Duas vontades que levam a dupla pelo mundo afora descobrindo e fantasiando situações. A apresentação brinca com pequenas narrativas e utiliza recursos visuais e tecnológicos, embalando danças que surgem de objetos cotidianos inusitados: folhas de jornal, rabiolas, material escolar, jogos de vídeo games, objetos reciclados, entre outros.
Denise Stutz iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975, com outros bailarinos fundou o grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues e desde 2003 desenvolve carreira solo e apresenta-se mundialmente, em especial em Madrid, Berlim e Cabo Verde. Suas obras incluem Absolutamente Só, deCor (seleção O Globo, dos 10 melhores espetáculos de dança 2004), e 3 solos em um tempo.
Felipe Ribeiro é Mestre em Cinema Studies pela NYU, artista visual e professor do curso de cinema, na Universidade Estácio de Sá. Autor de vídeo-instalações, escreveu e dirigiu a peça teatral Trans-TV, em que atores contracenavam com imagens editadas ao vivo. É consultor artístico da Bienal de Par em Par de Vídeo e Dança do Ceará, e curador do Festival Atos de Fala.
F icha Técnica:
uma criação de: Denise Stutz e Felipe Ribeiro
direção técnica: Daniel Uryon
Local: Centro Cultural Tribo do Porto
Horário: 20:00
Intervenções Urbanas
MAPEAMENTO
COLETIVO CONSTRUÇÃO CIDADE FANTASIA
Núcleo da Tribo e Verusya Correia
Itacaré/BA
A proposta é realizar o mapeamento coletivo nos bairros da cidade de Itacaré/BA. Para isto, utilizaremos três linhas de ações: experimentação, percepção e caracterização do lugar percorrido. Durante o processo discutiremos o caráter coletivo e a condição da vida pública, para assim inventar uma realidade fantasia produzida coletivamente.
As performances e/ou instalações acontecem em espaços públicos, que culminará em um MAPEAMENTO EM DEBATE e, contará com a colaboração/participação da Profa. Dra. Fabiana Britto.
Data 09/04/2014
Horário 17:30
Passagem apresenta Cidade Fantasia Porto de Trás
Data 10/04/2014
Horário 17:30
Porto de Trás apresenta Cidade Fantasia Pituba
Data 11/04/2014
Horário 15:00
Pituba apresenta Cidade Fantasia Passagem
Horário 16:30
Praça São Miguel
Mapeamento Geral apresenta Cidade Fantasia Praça São Miguel
+
Mapeamento em Debate
MIRE
VEJA:Você dança pra mim?
Tatiana Gentile
Rio de Janeiro/RJ
No projeto MIRE VEJA:, você dança pra mim?, a artista Tatiana Devos Gentile convida as pessoas para dançarem pra ela, seja por convite ou por anúncios espalhados pela cidade. Cada pessoa deve escolher um lugar seu e um som seu para dançar para a artista. Os filmes dançados (filmados em Super 8 ou em camera digital fotográfica) são exibidos numa estrutura similar a um lambe-lambe onde uma pessoa por vez poderá ver outra que dança pra ela. As exibições acontecem em lugares públicos.
Tatiana Devos Gentile cineasta e artista visual. Formada
em dança pela Faculdade Angel Vianna, cursou cinema na Paris VIII,
na França. Seu trabalho transita entre as dança, cinema e as
artes visuais.
Data:10/04
Horário: 16:30
Local: Orla
Horário: 17:30
Local: Pituba
Data:11/04
Horário: 09:00
Local: Rodoviária
Horário: 10:00
Local: Rua da linha
Data:12/04
Horário: 09:00
Local: Concha
Horário: 15:30
Local: Praça São Miguel
13/04
Horário: 16:30
Local: Passagem
Horário: 17:30
Local: Porto de Trás
PARQUEAR
Dança Multiplex
Belo Horizonte/MG
Como fazer o silencio entrar no tempo?
Como fazer o tempo andar no ritmo?
Como esperar que o tempo não seja tão rápido, mas que
seja o bastante?
Como revelar o onírico, o esticado, o espalhado, o lento e o veloz?
O que se faz quando o lento se instala e se prepara para o próximo
movimento, mais rápido, quase rodopiante?
Como andar com o espelhado das árvores no corpo e nos olhos daqueles
que nos descobrem nas trilhas?
Através do trabalho cuidadoso com o corpo, com o lugar e com os objetos
somos conduzidos à leveza, à delicadeza e ao lirismo. O trajeto
se transforma, então, num caminho revisitado.
E o tempo, o ritmo, o silêncio, o espelhado, o lento, o veloz e o caminho
se encontram!
*Vera Lúcia Dias é escritora de livros infantis publicados pelas editoras Calles, Cortez, Elementar e Dimensão.
Ficha técnica:
Criação e dançarinas: Dança Multiplex_Margô
Assis, Renata Ferreira, Thembi Rosa + Kênia Dias_artista convidada
Dançarinas Convidadas: Karina Collaço, Heloísa Domingues
Texto e colaboração: Vera Lúcia Dias
Fotos: Ricardo Garcia
Figurino: AUÁ
Produção: Rosa de Jorge e Carluccia Carraza
Duração: aproximadamente 45 minutos
Projeto desenvolvido com subsídio do Programa Rumos Itaú Cultural
Dança 2012-2014.
EXPERIMENTAÇÃO PARQUEAR
A proposta dessa experimentação é criar um espaço
para testar algumas ações guiadas a partir da utilização
dos materiais propostos na intervenção PARQUEAR. Explorando
a relação com a gravidade, com o peso, o contato com os outros,
com os objetos e com o entorno.
Como age o meu corpo se decido equilibrar um bambu no topo da minha cabeça?
Como me mexo quando estou conectada com os outros? Utilizar um tecido, e poder
virar bicho, enrolar, desenrolar, caçar sombras, criar histórias
com folhas, galhos, gravetos. Atentar para os reflexos de árvores e
paisagens. Sentir o corpo, o tempo, o outro, o canto do passarinho, a sirene
da cidade e a brisa do vento.
Duração: 50 minutos
Público: crianças a partir de 7 anos com pais e acompanhantes
/ 20 vagas
Dança Multiplex é o modo colaborativo das dançarinas
e coreógrafas Margô Assis, Renata Ferreira e Thembi Rosa estabelecerem
parcerias para a continuidade das suas pesquisas. Há mais de uma década,
o trio desenvolve seus trabalhos se apoiando mutuamente e em diálogo
com artistas de diversas áreas. Em Parquear convidaram Kênia
Dias e formaram um quarteto que, desde 2011, pesquisa intervenções
em áreas verdes urbanas, focando-se também no público
infantil. www.multiplex.com.br
Data: 12/04
Horário:16:30
Local:Praça São Miguel
Valor: Gratuito
Informações para os espetáculos:
- Endereço:Rua 16 de dezembro, Centro Cultural Porto de Trás,
s/n, bairro Porto de Trás, Itacaré/BA
- Capacidade de público: 200 pessoas
Onde e com que antecedências os ingressos devem ser retirados: na rua
16 de dezembro, Centro Cultural Porto de Trás, s/n, bairro Porto de
Trás, Itacaré/BA e com 1 hora antes do espetáculo.
Quanto: gratuito
Telefone/e-mail para informações: 73 9990 4873 / festivaldancaitacare@gmail.com
Contato: www.festivaldedancaitacare.com.br
Informações para a oficina:
-Endereço: Rua Ataide Setubal, 234, Sitio Pousada Ilha Verde - Itacaré
/ Bahia
- Capacidade de público: 20 pessoas
- Quanto: gratuito
-Telefone/e-mail para informações: 73 9990 4873 / festivaldancaitacare@gmail.com
-Contato: www.festivaldedancaitacare.com.br
Informações para o Encontro em Conjunto:
-Endereço: Rua João Coutinho 55 - Centro - Orla, Vila Barracuda
Boutique Hotel - Itacaré / Bahia
Itacaré / Bahia
- Capacidade de público: 100 pessoas
- Quanto: gratuito
-Telefone/e-mail para informações: 73 9990 4873 / festivaldancaitacare@gmail.com
-Contato: www.festivaldedancaitacare.com.br